terça-feira, 23 de setembro de 2008

Saturno: anéis são mais antigos do que se pensava

Um estudo feito por cientistas americanos sugere que os anéis de Saturno seriam mais antigos e densos do que se imaginava, informa a agência Reuters. O trabalho, que será divulgado oficialmente no Congresso Europeu de Ciência Planetária, na Alemanha, avalia que os anéis tenham surgido há bilhões de anos.

Alguns pesquisadores acreditam que os anéis sejam mais jovens do que o planeta, devido ao brilho e clareza. No entanto, o estudo indica que eles tenham no mínimo 100 milhões de anos, de acordo com cálculos recentes. Para Larry Esposito, da Universidade do Colorado, os anéis são sólidos e as estimativas anteriores estavam incorretas. "Com maior massa, eles podem ter mais idade e ainda serem brilhantes", afirmou.

Os anéis de Saturno são uma das principais características do Sistema Solar. Os outros planetas gasosos - Júpiter, Urano e Netuno - também são cercados por anéis, mas que não chamam tanto a atenção.

Uma das teorias que compõem o debate científico sobre a origem dos que rodeiam Saturno é a de que eles se formaram de restos oriundos de colisões entre as luas que orbitam o planeta. Outra hipótese defende que os anéis teriam se formado ao mesmo tempo que o planeta, originando-se dos materiais que criaram Saturno.

Utilizando um modelo de computador e informações da sonda espacial Cassini, Esposito e sua equipe simularam colisões de partículas no interior dos anéis e a maneira como são atingidos pelos meteoritos. "As observações feitas pela sonda e os cálculos teóricos permitem sim que os anéis tenham bilhões de anos", finalizou.

Nenhum comentário: