segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Astronautas participam de desfile de recepção

A China recebeu como heróis nacionais, nesta segunda-feira, os três astronautas que participaram da missão a bordo da nave espacial chinesa Shenzhou VII. Esta missão foi considerada histórica pois nela, pela primeira vez, um cosmonauta chinês realizou uma caminhada espacial. O módulo de volta da nave Shenzhou VII aterrissou ontem de volta à Terra sem contratempos em uma pradaria da região autônoma chinesa da Mongólia Interior com seus três astronautas a bordo, Zhai Zhigang, Liu Boming, e Haipeng Jing, completando assim com sucesso a terceira missão tripulada da China.

» Veja fotos do retorno dos astronautas
» Vídeo: chinês faz caminhada espacial

A aterrissagem, que segundo os responsáveis do programa espacial chinês tinha certo risco para os astronautas, foi observada com atenção pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Wen e outras autoridades presentes aplaudiram quando o módulo tocou terra e quando, 10 minutos depois, as equipes de resgate abriram a comporta e mostraram um dos astronautas, Liu Boming.

A missão, que foi adiantada um ano para coincidir assim com os Jogos Olímpicos de Pequim, foi a primeira à qual os chineses alcançaram com sucesso completar uma atividade extra-veicular ou "passeio espacial", manobra que até agora só tinha sido realizada por missões americanas e russas.

As imagens do astronauta Zhai cumprimentando no sábado milhões de telespectadores chineses e ondeando uma bandeira chinesa no espaço passarão para a história do país, que planeja mandar novas naves "Shenzhou" nos próximos anos.

Astronautas chineses acenam para o público durante cerimônia de recepção
Astronautas chineses acenam para o público durante cerimônia de recepção

Nenhum comentário: