segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lixo se torna o maior perigo para astronautas em missão no "Hubble"

Os restos de satélites e de outros materiais que orbitam em torno da Terra serão o principal perigo para os astronautas que realizarão no mês que vem tarefas de reparação e serviço do telescópio espacial "Hubble", revelou hoje a Nasa, a agência espacial americana.

"Esse é nosso maior perigo", disse John Shannon, diretor do programa de naves, em entrevista coletiva do Centro Espacial Johnson, da Nasa, em Houston (Texas).

Segundo Shannon, as possibilidades matemáticas de que um desses pedaços de material em órbita atinja algum dos astronautas são de 1 em 185.

Quando se trata de tarefas realizadas ao redor da Estação Espacial Internacional (ISS), essas possibilidades são de 1 em 300, acrescentou.

A órbita do "Hubble" está a aproximadamente 560 quilômetros da Terra onde é maior a quantidade de materiais de outras naves ou de foguetes. A órbita da ISS é inferior a 400 quilômetros.

As tarefas de reparação e serviço do "Hubble" serão realizadas em uma missão de 11 dias que feita pelo "Atlantis" no próximo mês.

A nave, que foi instalada na plataforma de lançamento no fim de semana passado, partirá no dia 10 de outubro em direção ao observatório espacial.

Nenhum comentário: