terça-feira, 30 de setembro de 2008

Phoenix detecta neve pela primeira vez em Marte

A sonda espacial Phoenix detectou pela primeira vez neve caindo na superfície de Marte, divulgou ontem a Nasa, agência espacial americana. Segundo os cientistas, a água em estado sólido se evaporou antes mesmo de tocar o solo, há cerca de 4,2 km acima do local de pouso da sonda.

» Vídeo: Phoenix detecta neve em Marte

O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) explicou que um instrumento com laser, desenhado para reunir dados sobre o comportamento da atmosfera e da superfície marciana, foi o responsável pelo descobrimento.

Para Jim Whiteway, cientista da Estação Meteorológica da Phoenix e da Universidade de York, no Canadá, um acontecimento como este jamais tinha sido visto e o principal objetivo agora é investigar como a substância chegou à superfície.

Vida
A Phoenix também identificou duas novas substâncias no solo do planeta vermelho que podem confirmar a existência de água no passado. Os novos minerais encontrados - carbonato de cálcio e o silicato (composto por silício e oxigênio) - geralmente não se formam sem a presença de água, de acordo com os cientistas.

Além disso, com quatro meses de missão, a sonda já confirmou a presença de gelo e substâncias como magnésio, sódio, potássio, cloro e perclorato no solo.

"Ainda estamos reunindo dados e muitas são as análises que terão de ser feitas, mas estamos avançando rumo a uma resposta das grandes perguntas que fizemos desde o início", afirmou Peter Smith, cientista da Universidade do Arizona e investigador da missão.

A Phoenix foi lançada em 4 de agosto de 2007, com o objetivo de pesquisar a zona do pólo norte de Marte, onde aterrissou com sucesso em 25 de maio de 2008. A Nasa estendeu a missão para que se possa observar melhor as mudanças climáticas com a chegada do inverno no planeta.

Com agências internacionais

Nenhum comentário: