terça-feira, 23 de setembro de 2008

Turista espacial diz estar pronto para emergências

O americano Richard Garriott, que em 12 de outubro partirá rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) a bordo de uma nave "Soyuz" na condição de sexto turista espacial, disse nesta terça-feira estar preparado para um queda de emergência em seu retorno à Terra.

"Sei em que consiste uma queda em trajetória balística e acho que não representará nenhum problema. Não é nada extraordinário, faz parte dos possíveis pousos", afirmou Garriott, que disse ter lido muito sobre o tema.

Garriott se mostrou convencido de que as probabilidades de uma queda livre em seu caso são bastante inferiores em relação aos anteriores, apesar de se dizer "preparado".

Os analistas determinaram que a explosão inoportuna de um eixo foi a causa do pouso balístico ou queda livre da "Soyuz TMA-10", em outubro de 2007, e da "Soyuz TMA-11", em abril deste ano.

O turista espacial, que teve que desembolsar US$ 30 milhões para sua viagem, classificou de justificado o alto custo e disse que trabalhou 30 anos para realizar seu sonho.

"Queria trabalhar para isso e o fiz. Do meu ponto de vista, é a melhor forma de investir meu dinheiro", ressaltou Garriott, filho do ex-astronauta americano Owen Garriott, e diretor-adjunto da agência de turismo espacial Space Adventures.

"Como empresário, considero que o cosmos é um meio no qual é preciso trabalhar e que deveria nos dar benefícios. Os empresários deveriam mostrar que ele pode ser produtivo. Eu já estou trabalhando nisso", declarou.

Segundo o cosmonauta russo Yuri Lonchakov, a tripulação número 18 na ISS realizará mais de 50 experimentos científicos russos em matéria de biotecnologia, biofísica e ecologia, e vários experimentos conjuntos entre a Rússia e a Agência Espacial Européia.

Garriott será o primeiro turista espacial a realizar experimentos científicos na plataforma orbital encomendados por organizações privadas e a fazer uma caminhada.

Nenhum comentário: