terça-feira, 28 de julho de 2009

Após 16 dias, Endeavour inicia retorno à Terra

Õnibus espacial inicia retorno à terra Foto: Reuters
Õnibus espacial inicia retorno à terra


Os sete astronautas do ônibus espacial Endeavour se despediram hoje dos seis integrantes da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), e a nave iniciou as operações de volta à Terra ao final de uma missão na plataforma orbital que incluiu cinco dias de trabalho extraveicular.

A Nasa (agência espacial americana) afirmou que o Endeavour - que, acoplado à ISS, esteve orbitando a Terra a 27.000 km/h e uma altura de 385 km - se separou da estação às 14h26 de Brasília.

Depois de cerca de 30 minutos de deriva que separarão o Endeavour a cerca de 120 metros da ISS, o piloto Douglas Hurley iniciará uma pirueta de 360 graus. Durante esta manobra, os astronautas na estação tirarão fotos de alta resolução da cobertura térmicas da parte inferior, do bico e das bordas das asas da nave.

Aproximadamente às 16h09 de Brasília, a nave, que estará completando sua 204ª órbita, iniciará a separação definitiva da ISS. O retorno do Endeavour no final de uma missão de 16 dias, está programado para a próxima sexta-feira no Centro Espacial Kennedy, do sul da Flórida (EUA), às 11h54 de Brasília.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: