quinta-feira, 30 de julho de 2009

Emirados Árabes lançam ao espaço primeiro satélite do país

Os Emirados Árabes Unidos confirmaram hoje que o primeiro satélite do país lançado ao espaço, o DubaiSat 1, começou a orbitar em torno da Terra com sucesso após o lançamento na noite desta quarta a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão.

O satélite foi transportado pelo foguete portador russo "Dnieper", que levou ao espaço outros cinco satélites - dois espanhóis, dois argentinos e um inglês.

A Agência para a Ciência e Tecnologia dos Emirados informou que o aparelho, que pesa 190 quilos, desenvolverá atividades científicas.

"A estação terrestre situada em Dubai conseguiu localizar e acompanhar o satélite, que começou sua órbita a 680 quilômetros de altura após fazer duas voltas em torno da Terra às 3h30 de hoje (20h de ontem em Brasília)", diz o comunicado oficial.

A agência informou que técnicos árabes contribuíram com a terceira parte do projeto.

Com o lançamento, os Emirados Árabes Unidos seguem os passos do Egito, que já colocou no espaço dois satélites de comunicações construídos pela França, os Nile Sat.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: