terça-feira, 21 de julho de 2009

Eclipse total esgota reservas na Ilha de Páscoa um ano antes

Um eclipse total de Sol em julho de 2010 deixará na mais completa escuridão a Ilha de Páscoa, localizada em meio ao oceano Pacífico, um pequeno território insular chileno onde os hotéis já se encontram lotados faltando um ano para o evento astronômico.

"Não temos mais vagas disponíveis, estão todos reservadas. Estamos aceitando reservas há cinco ou seis anos", conta Sabrina Atamu, do Serviço Nacional de Turismo. O eclipse de 11 de julho de 2010 escurecerá durante 4 minutos e 45 segundos a parte oriental da Polinésia, onde está situada a Ilha de Páscoa.

O acontecimento astronômico, parecido com o que poderá ser observado nesta quarta em alguns pontos da Ásia, agita os turistas e as comunidades científicas de todo o mundo, que já reservaram as apenas 1,5 mil camas oferecidas pela hotelaria da ilha. A Ilha de Páscoa, ou Rapa Nui no idioma dos antigos taitianos, recebe cerca de 50 mil turistas por ano, que chegam atraídos pela paisagem vulcânica, as praias e os míticos "moais", as enormes estátuas de pedra alinhadas frente ao mar e que os nativos consideram seus guardiães.

Localizada a 3,5 mil km a oeste do território chileno, a Ilha de Páscoa tem 4 mil habitantes, em sua maioria da etnia Rapa Nui. Para chegar à ilha, é preciso usar a companhia chilena LAN, que possui o monopólio da rota. Na baixa temporada, a passagem para a Ilha de Páscoa fica em torno dos US$ 360, mas na alta temporada o preço supera os US$ 1 mil.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: