domingo, 19 de julho de 2009

Vaso sanitário da ISS quebra e atrapalha astronautas

Os astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) preparam neste domingo a segunda caminhada espacial dentro da atual missão do "Endeavour", uma tarefa que se tornou mais complicada depois de um problema no vaso sanitário. Após a chegada na segunda-feira da nave espacial à ISS, há 13 pessoas na estação, o número mais alto atingido até agora.

A ISS conta com apenas dois banheiros. Um deles amanheceu hoje quebrado por um aparente problema no sistema de descarga, e os astronautas se viram obrigados a pendurar na porta um cartaz com a mensagem "não funciona".

Os seis ocupantes da ISS tiveram que se revezar para usar o banheiro, enquanto os sete astronautas chegados com o "Endeavour" usaram o do ônibus espacial. As tarefas de conserto foram feitas pelo astronauta belga Frank De Winne.

O problema foi um pequeno inconveniente em um dia dedicado sobretudo ao transporte de carga da nave para a estação, à espera de que os astronautas David Wolf e Tom Marshburn comecem amanhã, por volta das 12h30 (Brasília), a caminhada espacial.

Na caminhada, os dois astronautas realizarão o transporte de alguns objetos à plataforma de armazenamento III e instalarão uma câmera na plataforma do laboratório japonês "Kibo".

Os astronautas Robert Thirsk (dir.) e Julie Payette falam em uma conferência de imprensa direto da nave Columbus, que está na Estação Espacial ...

Os astronautas Robert Thirsk (dir.) e Julie Payette falam em uma conferência de imprensa direto da nave Columbus, que está na Estação Espacial Internacional

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: