segunda-feira, 27 de julho de 2009

Astronautas concluem última caminhada da missão do Endeavour

Os astronautas instalaram duas câmeras de vídeo numa plataforma de experimentos do novo laboratório japonês Kibo
Os astronautas instalaram duas câmeras de vídeo numa plataforma de experimentos do novo laboratório japonês Kibo

Os astronautas Chris Cassidy e Tom Marshburn completaram nesta segunda-feira, antes do tempo previsto, a quinta jornada de trabalho extraveicular da atual missão do ônibus espacial Endeavour para a construção da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).

Marshburn e Cassidy, que saíram do módulo Quest às 8h33 de Brasília, permaneceram fora da plataforma por cerca de cinco horas. A previsão é que eles ficassem fora da ISS por seis horas e meia.

Cassidy começou imediatamente a primeira das tarefas de hoje, recolocando alguns cabos que fornecem a energia para os giroscópios de controle da estação. Marshburn, por sua vez, prendeu partes do isolamento de um instrumento robótico chamado Dextre, de fabricação canadense.

Depois, os dois astronautas instalaram duas câmeras de vídeo numa plataforma de experimentos do novo laboratório japonês Kibo. O Endeavour deve se separar da ISS amanhã às 14h26 de Brasília, e seu retorno à Terra está programado para sexta-feira.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: