segunda-feira, 20 de julho de 2009

Astronautas do Endeavour se preparam para 2ª caminhada espacial

Os astronautas David Wolf e Tom Marshburn se preparam para iniciar nesta segunda-feira a segunda caminhada espacial dentro da missão atual do ônibus Endeavour, destinada a completar a instalação do laboratório japonês Kibo na Estação Espacial Internacional (ISS).

O começo do passeio está previsto para 12h25 (de Brasília), e a caminhada deve durar seis horas e meia. Durante a jornada, Wolf e Marshburn transportarão mantimentos à plataforma de armazenamento III e instalarão uma câmera na plataforma do laboratório japonês Kibo.

O próprio Wolf, junto com o astronauta Tim Kopra, colocou essa plataforma no sábado na primeira das cinco caminhadas espaciais previstas durante esta missão. Os tripulantes do "Endeavour" devem começar o retorno à Terra no dia 29.

As análises da Nasa indicaram que, apesar de receber o impacto de alguns fragmentos do depósito de combustível externo durante seu lançamento, na quarta-feira passada, a nave se encontra em condições para retornar normalmente à Terra.

Ao retorno do Endeavour, Kopra permanecerá na ISS e em seu lugar voltará o astronauta japonês Koichi Wakata, que permaneceu no espaço 124 dias.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: