sexta-feira, 17 de julho de 2009

Astronautas se preparam para acoplar Endeavour à ISS

Os sete astronautas do ônibus espacial Endeavour se preparam para acoplar o veículo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a 385 km da Terra, operação que está programada para as 14h55 (horário de Brasília). Antes do acoplamento, o piloto Doug Hurley conduzirá o ônibus espacial em um giro de 360°, que permitirá a ISS tirar fotografias de alta resolução da cobertura térmica na parte inferior, na ponta e nas bordas das asas do Endeavour.

Os técnicos em Houston analisarão as imagens para detectar se a cobertura térmica - que protege a nave quando reingressa à atmosfera e cujo atrito gera temperaturas de até 2 mil graus Celsius - não sofreu danos durante o lançamento. A Nasa, agência espacial americana, iniciou hoje uma investigação sobre o desprendimento de material isolante durante o lançamento do Endeavour. O desprendimento de 12 pedaços de espuma isolante de uma área inesperada preocupa os astronautas.

O objetivo principal da missão, no entanto, é completar o laboratório japonês Kibo, uma plataforma para realizar experiências. Os astronautas do Endeavour acordaram hoje ao som da música dos Beatles "Here Comes The Sun", escolhida pelo comandante da nave Mark Polansky e transmitida pelo centro de controle da missão, em Houston.

Além de Polansky, a equipe inclui o piloto Doug Hurley e os astronautas Chris Cassidy, Tim Kopra, Tom Marshburn, Julie Payette e Dave Wolf. Em uma missão de 16 dias, os astronautas realizarão cinco jornadas de trabalhos na ISS, um projeto de US$ 100 bilhões no qual participam 16 países.

Com informações das agências AFP e EFE

Redação Terra

Nenhum comentário: