quinta-feira, 16 de julho de 2009

Astronautas da ISS ficam sem roupas íntimas

Os constantes adiamentos do lançamento do ônibus espacial Endeavour causaram constrangimento aos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) que participam do programa da Nasa (agência espacial americana). Os astronautas tiveram que pedir roupas íntimas emprestadas de seus colegas russos, informou a agência oficial Itar-Tass.

"O fornecimento de roupas e peças íntimas para os astronautas dos países participantes do programa da ISS (com exceção dos russos) só acontece através da Nasa e só a bordo das naves", precisou o chefe de design de roupa espacial Alexander Yarov.

Acrescentou que, recentemente, a agência espacial americana deixou de encomendar a roupa à empresa russa, que a envia pontualmente a bordo das naves Progress, por isso, "agora, o armário dos astronautas depende da regularidade dos voos das naves".

"Em geral, os cosmonautas contam no espaço com uma muda de roupa interna descartável a cada três dias e, em caso de pouca atividade física, trocam com menos frequência", disse.

Segundo Yarov, ao contrário dos americanos, que fornecem a seus astronautas vestuário padrão e artigos de higiene pessoal das lojas, os especialistas russos desenharam roupas e acessórios especiais para garantir o máximo conforto em órbita.

O Endeavour, que deveria ter partido para a plataforma orbital em 13 de junho, foi lançado finalmente ontem à noite ao espaço, após cinco adiamentos em uma missão de 16 dias.

Mas quem mais comemorou o bem-sucedido lançamento do Endeavour foi o astronauta japonês Koichi Wakata, quem chegou à ISS em meados de março e já está no espaço um mês a mais que o previsto.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: