sexta-feira, 31 de julho de 2009

Endeavour retorna à Terra com sucesso e pousa nos EUA


O ônibus espacial Endeavour aterrissou com sucesso no Centro Espacial Kenneddy, na Flórida, Estados Unidos, nesta sexta-feira, após uma missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), durante a qual concluiu a instalação do laboratório científico japonês Kibo. O pouso aconteceu por volta das 11h48 de Brasília (14h48 GMT).

Quando voava a 320 km acima do oceano Índico, o comandante Mark Polansky e o piloto Douglas Hurley acionaram os dois foguetes de frenagem da Endeavour, às 10h41 de Brasília, para reduzir a velocidade da nave e começar um período de planagem pela atmosfera, com duração de uma hora, até o pouso.

Durante 11 dias na Estação, os sete tripulantes do Endeavour instalaram uma plataforma japonesa para telescópios e outras atividades científicas. Também entregaram peças sobressalentes e substituíram as baterias que mantêm a Estação - movida a energia solar - funcionando durante suas passagens pelas zonas de noite terrestre.

A Nasa está preparando a ISS, um projeto de US$ 100 bilhões e 16 países, para poder aposentar sua frota de ônibus espaciais, depois de mais sete missões. Usando pela primeira vez um braço robótico japonês, astronautas substituíram três dispositivos da nova plataforma: um telescópios de raios X, um monitor que mede campos eletromagnéticos em torno da Estação e uma antena de comunicações para uma rede japonesa de satélites.

Um dos astronautas do Endeavour, o estreante Timothy Kopra, ficou na Estação, realizando as tarefas de engenheiro de voo que durante quatro meses e meio couberam ao japonês Koichi Wakata, que voltou à Terra.

Com informações das agências EFE e Reuters

Redação Terra

Nenhum comentário: