segunda-feira, 20 de julho de 2009

vc repórter: homem na Lua deixou incrédulos e maravilhados

Há 40 anos, a mítica missão Apollo 11 foi acompanhada por espectadores que, da Terra, ficaram entre encantados e incrédulos. No Brasil, o episódio causou nervosismo no bairro Água Santa, subúrbio do Rio de Janeiro. "Ficamos com muito medo mas, mesmo assim, assistimos pela nossa TV Telefunken preto e branco", lembra o contador José Carlos Pereira de Carvalho.

Aos treze anos, entre as análises que ele ouviu naquele 20 de julho estão a "profecia" de uma vizinha dizendo que o mundo iria acabar e a afirmação do próprio pai de que as pegadas de Armstrong eram uma grande mentira. "Meu pai dizia que não passava de uma montagem. Faleceu sem acreditar que o homem foi à Lua", diz.

Para o professor aposentado José Roberto Andrade, de Guaratinguetá (SP), o marco da astronomia teve efeitos no quintal de casa. Ele visitava uma irmã em Terra Roxa (SP) quando os noticiários brasileiros falavam sobre a missão. Naquele dia, seus filhos Marco Antonio e Carlos Roberto percorreram o jardim da residência em um triciclo, renomeado "módulo lunar" em função do contexto. O "reconhecimento de terreno" era observado por outro irmão, Cláudio.

De férias pelas Great Smoky Mountains, no leste dos Estados Unidos, o tradutor americano Douglas Smith acompanhou o desembarque na Lua através de um radinho a pilhas. Ele estava acampando com a mulher nas férias de verão quando ficou sabendo que o feito se daria na noite de 20 de julho. "Comprei o rádio especialmente para isso. Naquela época, era a tecnologia mais moderna que poderia encontrar", diz.

De fora de sua barraca, Smith ouviu a transmissão enquanto observava o astro. Ele tinha 26 anos e, dois anos depois, se mudaria para o Brasil.

Carlos e Marco Antonio Andrade fingem pilotar um módulo lunar em um jardim de Terra Roxa (SP) em 20/7/1969

Carlos e Marco Antonio Andrade fingem pilotar um "módulo lunar" em um jardim de Terra Roxa (SP) em 20/7/1969

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3884415-EI238-ABM,00.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3884415-EI238-ABI,00.html

Os internautas José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), José Roberto Andrade, de Guaratinguetá (SP), e Douglas Smith, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

Nenhum comentário: