segunda-feira, 20 de julho de 2009

Astronautas do Endeavour iniciam 2ª caminhada espacial

Os astronautas David Wolf e Tom Marshburn iniciaram a segunda caminhada espacial dentro da missão atual do ônibus Endeavour
Os astronautas David Wolf e Tom Marshburn iniciaram a segunda caminhada espacial dentro da missão atual do ônibus Endeavour


Os astronautas David Wolf e Tom Marshburn iniciaram nesta segunda a segunda caminhada espacial dentro da missão atual do ônibus Endeavour. O segundo dia de trabalhos fora da Estação Espacial Internacional (ISS) teve como primeiro objetivo o conserto de um dos três banheiros. A dupla saiu pelo módulo Quest às 12h27 de Brasília, em missão que coincide com os 40 anos da chegada do homem à Lua.

Os trabalhos no sexto dos 16 dias da missão deverão durar cerca de seis horas e meia. Wolf e Marshburn também transportarão mantimentos à plataforma de armazenamento III e instalarão uma câmera na plataforma do laboratório japonês Kibo.

Wolf ficou preso ao extremo do braço robótico da ISS, enquanto Marshburn se dirigiu para o lado direito da estação para mudar a localização de uma garra que será utilizada pelos astronautas em uma missão planejada para novembro. Essa foi a segunda das cinco jornadas de trabalhos programadas para a missão do Endeavour.

Quatro décadas depois do pouso na Lua, a Nasa (agência espacial americana) explora a Lua com cápsulas e robôs e seus astronautas estão ocupados consertando um vaso sanitário no laboratório americano "Destiny", que faz parte da ISS. Os engenheiros em terra e os astronautas brigaram para ver quem ia consertar o desagradável estrago em um dos banheiros da ISS, utilizado atualmente pelas 13 pessoas que vivem e trabalham no complexo orbital.

Há outro vaso sanitário no Endeavour, mas a Nasa prefere limitar seu uso, já que os resíduos não podem ser jogados fora, por poluírem uma nova plataforma para experimentos instalada na ISS no sábado. Enquanto Wolf e Marshburn permanecem fora do ônibus espacial, o piloto do Endeavour, Doug Hurley e os especialistas da missão Julie Payette e Koichi Wakata, operarão o braço robótico da ISS.

Este trabalho é essencial, porque Wolf chegará ao carrinho de carga enquanto estiver suspenso pelo braço Canadarm2. Já Marshburn simplesmente flutuará, enquanto completa suas tarefas, que serão finalizadas às 18h58 (horário de Brasília).

Durante uma entrevista antes da missão, Wolf explicou que as partes que serão instaladas hoje são vitais. "Se as unidades atuais da estação espacial falhassem e estas partes não estivessem ali, a ISS perderia a possibilidade de usar um segundo sistema de comunicação", afirmou. "Por isso, o equipamento da estação espacial com estes componentes é essencial para a vida da ISS e sua produtividade, além da retirada das naves", acrescentou.

Os Estados Unidos retirarão suas naves de serviço em 2010, assim que a maior parte da construção da ISS for completada. Os primeiros aparelhos da operação foram lançados em 1981. A nova antena que será instalada hoje por Wolf e Marshburn será usada em um sistema de comunicações entre o espaço e a Terra. O mecanismo de bombeamento ajudará o funcionamento do sistema de esfriamento do aparelho e o novo motor operará uma plataforma móvel sobre a viga que serve de coluna vertebral da ISS.

Wolf é um veterano dos trabalhos no espaço, mas essa foi a primeira saída de Marshburn. Quando ambos concluírem suas tarefas separadamente, serão transferidos para a nova plataforma de experimentos no laboratório japonês Kibo, no sábado. Lá instalarão um novo sistema de câmeras focalizadas na plataforma, de modo que os astronautas dentro da ISS possam observar os experimentos.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: