quarta-feira, 15 de julho de 2009

Endeavour se dirige à ISS para missão de 16 dias

A nave "Endeavour" entrou nesta quarta-feira em órbita terrestre após ter seu lançamento adiado cinco vezes e já se encaminha para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde fará uma missão de 16 dias.

O lançamento aconteceu após se dissipar a ameaça de tempestades e chuvas fortes na zona do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que, na terça-feira, forçaram ao quarto adiamento do lançamento da nave.

"A 'Endeavour' partiu", disse o controle da missão no Centro Johnson de Voos Espaciais da Nasa em Houston, Texas.

O lançamento aconteceu às 19h03 (de Brasília), como estava previsto, em um céu limpo, totalmente diferente das condições climáticas que fizeram a operação ser adiada nos últimos dias.

Nesta ocasião, o tempo pareceu melhorar para a partida, depois que, na segunda-feira, as chuvas e tempestades elétricas ameaçaram a segurança da nave, até o ponto que as autoridades da Nasa adiaram novamente a missão.

Apesar das nuvens no setor sul do Cabo Canaveral, as autoridades da agência espacial americana consideraram que não prejudicariam o lançamento.

Uma situação similar reinava em Zaragoza e Morón, Espanha, e em Istres, França, designados como pontos de descida caso fosse preciso abortar a missão.

Além do adiamento de sábado, domingo e segunda-feira pelas más condições climáticas, a mesma medida teve que ser tomada em duas ocasiões em meados de junho.

No entanto, nas duas primeiras tentativas os adiamentos foram provocados pela detecção de vazamentos de combustível no tanque externo da nave.

Se o lançamento não tivesse acontecido hoje, a missão precisaria ser adiada até o fim do mês, para não coincidir com a chegada à ISS de uma nave não tripulada russa que leva mantimentos e equipamentos para os ocupantes do complexo, que gira cerca de 385 quilômetros da Terra.

Imediatamente após entrar na órbita, os astronautas começaram a fazer os preparativos para a revisão de rotina do escudo térmico da nave, que acontecerá amanhã.

Para isso, utilizarão o sistema de sensores da nave instalado em seu braço robótico e as câmeras instaladas nas asas e na parte posterior da "Endeavour".

As imagens serão revisadas pelos analistas na Terra, que, se notarem problemas, ordenarão uma nova revisão na segunda-feira, quando a "Endeavour" tiver se acoplado à ISS.

O objetivo desse exame, que se tornou rotineiro nas missões das naves, é detectar desprendimentos das peças isolantes que poderiam ter causado algum impacto na estrutura principal da "Endeavour".

A nave "Columbia" se desintegrou ao fim de uma missão científica em 1º de fevereiro de 2003 em um acidente causado por uma peça que perfurou a asa esquerda. Os sete tripulantes morreram.

A missão STS-127 das naves tem como objetivo concluir a instalação do laboratório científico japonês Kibo, no curso de cinco caminhadas.

Durante as atividades extraveiculares (EVA), cada uma das quais durará cerca de 6,5 horas, os astronautas da "Endeavour" instalarão uma plataforma para experiências científicas que exigem a gravidade zero, condição encontrada no espaço.

A nave também carrega materiais de reposição para a ISS, alimentos, água e oxigênio para os seis residentes permanentes, assim como baterias para os painéis solares, que os astronautas devem instalar em duas das cinco caminhadas previstas.

Viajam na "Endeavour" sete tripulantes que se unirão aos seis atuais ocupantes da estação, o que transforma esse encontro de 13 astronautas no mais movimentado na história da prospecção espacial.

Outro dos objetivos da missão é trazer à Terra o astronauta japonês Koichi Wakata, que retornará após uma estadia de três meses no orbitador. Em seu lugar ficará o americano Tim Kopra.

Além de Mark Polansky, comandante da missão, e de Kopra, os outros tripulantes são o piloto Doug Hurley e os especialistas Dave Wolf, Christopher Cassidy, Tom Marshburn e a astronauta canadense Julie Payette.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: