segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mau tempo adia lançamento do Endeavour pela 5ª vez

Mais uma vez a tripulação do ônibus espacial terá que aguardar 24 horas pelo lançamento
Mais uma vez a tripulação do ônibus espacial terá que aguardar 24 horas pelo lançamento

A Nasa adiou mais uma vez nesta segunda-feira, por pelo menos 24 horas, o lançamento do ônibus espacial Endeavour, em razão do mau tempo na zona de tiro, informou o diretor de lançamento.

Os sete astronautas do Endeavour já estavam a bordo do ônibus espacial, e o lançamento deveria ocorrer às 18h51 local (19h51 Brasília). No domingo, o lançamento foi suspenso 10 minutos antes do previsto devido à aproximação de uma tempestade.

Esta era a quinta tentativa de lançar o Endeavour desde 13 de junho. No sábado, um raio caiu perto da plataforma de lançamento e obrigou a Nasa a adiar a partida do Endeavour, para descartar eventuais danos nos instrumentos do ônibus espacial.

Vários raios atingiram o sistema de cabos projetado para evitar que a nave seja danificada pela atividade elétrica atmosférica. Outros dois lançamentos, em 13 e 17 de junho, tinham sido cancelados por uma suposta fuga de hidrogênio no tanque externo de combustível.

A missão do Endeavour, de 16 dias, tem o objetivo de levar e instalar na Estação Espacial Internacional o último elemento do laboratório japonês Kibo. Os astronautas instalarão uma plataforma permanente, de 1,9 tonelada, sobre o Kibo, que servirá para realizar pesquisas no vácuo.

Estão previstas cinco saídas ao espaço, com duração total de 32,5 horas. O Endeavour levará ainda o novo membro da tripulação da Estação Espacial, o americano Tim Kopra, que substituirá o japonês Koichi Wakata.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: