sábado, 29 de novembro de 2008

Astronautas da Endeavour preparam pouso na Terra

Os astronautas do ônibus espacial Endeavour guardaram equipamentos e testaram os sistemas de pouso neste sábado, em preparação para o retorno programado para este domingo no Centro Espacial Kennedy, Flórida (EUA).

»Veja mais fotos do retorno à Terra
» Veja o vídeo da Endeavour

Durante a missão de 16 dias, os astronautas prepararam a Estação Espacial Internacional para uma tripulação maior, de seis pessoas. Eles levaram um sistema de reciclagem de água, um segundo banheiro, dois dormitórios pequenos e um equipamento adicional para exercícios físicos.

Os astronautas também fizeram quatro caminhadas espaciais para consertar um antigo problema que afetava o sistema elétrico da estação, movido a energia solar.

"Viemos para cá com uma lista longa de objetivos, e ainda que tenhamos encontrado um problema ou dois pelo caminho, conseguimos cumprir todos", disse o comandante da Endeavour, Chris Ferguson.

"Meu pensamento está somente no pouso", disse. "Mas estou extremamente satisfeito com o que essa ótima tripulação conseguiu", completou.

A Endeavour deve pousar na base da Nasa na Flórida às 13h19, horário local, completando a quarta e última missão da agência este ano. Nove vôos devem ocorrer, incluindo uma última missão de serviço no Telescópio Espacial Hubble, até a aposentadoria das naves, em 2010.

Nenhum comentário: