segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Novas pistas indicam que um terço de Marte teve água

Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) identificaram novas evidências de que um terço da superfície de Marte esteve coberta por água antigamente, informa a agência EFE. A conclusão foi alcançada depois que os cientistas analisaram os dados do espectômetro de raios gama da sonda espacial Mars Odissey.

Segundo as informações verificadas, as zonas mais enriquecidas de potássio, tório e ferro ficam abaixo das linhas que identificam antigos oceanos, indicando que a água da superfície dissolveu, transportou e concentrou estes elementos no passado.

"Comparamos as informações e identificamos duas linhas costeiras: uma mais antiga, que delimita um grande oceano e uma segunda, mais jovem, que marca a existência de um oceano interior de menor extensão", explicou James M. Dohm, da Universidade do Arizona e responsável pelo estudo.

A linha mais extensa e antiga aponta a existência de um oceano vinte vezes maior que o Mediterrâneo, que cobria um terço da superfície marciana. Já a segunda, interior e mais jovem, corresponde a um oceano menor, somente dez vezes maior que o Mediterrâneo.

Na Terra, os alinhamentos se formam por causa das ondas e da maré provocadas pela atração da Lua. No entanto, o pequeno tamanho dos satélites marcianos, Fobos e Deimos, não oferecem influência relevante sobre o planeta. Além disso, os mares e lagos do planeta vermelho provavelmente estiveram cobertos de gelo, impedindo a ação das ondas.

Apesar das informações incrementarem a discussão sobre a existência de oceanos em Marte, o tema divide opiniões de muitos pesquisadores. "Em qualquer caso, a existência de antigos oceanos não indica um Marte primitivo semelhante à Terra, mas que, pelo menos, durante certos períodos, houve condições de acumular grandes quantidades de água nas zonas mais baixas do planeta", completou o geólogo Javier Ruiz Pérez, do Centro de Biología Molecular do CSIC.

Nenhum comentário: