terça-feira, 18 de novembro de 2008

Endeavour: astronautas iniciam caminhada espacial

Dois astronautas da tripulação do ônibus espacial Endeavour começaram, nesta terça-feira, a primeira das quatro caminhadas no espaço programadas para sua missão, informou um comentarista de TV da Nasa.

»Veja mais fotos da viagem espacial

Os dois astronautas, Heide Stefanyshyn-Piper e Steve Bowen, saíram da câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS), às 18h09 (16h09 de Brasília), cerca de 40 min antes do previsto.

O primeiro dos quatro passeios espaciais terá duração de seis horas.

A Endeavor se acoplou no domingo à ISS para uma missão de 15 dias que visa duplicar a capacidade de alojamento de pessoas da estação orbital.

A missão transporta 14,5 toneladas de material e equipamentos, que serão usados na operação de ampliação da capacidade do complexo espacial.

Os astronautas instalarão duas novas cabines separadas para dormir, equipamentos para fazer exercícios, um segundo banheiro, dois novos fornos para aquecer a comida e um refrigerador para alimentos e bebidas, além de um freezer e um forno dedicados a experiências científicas.

Um sistema de reciclagem de urina, chamado de "regenerador de água", também será instalado.

O equipamento, desenvolvido a um custo de 250 milhões de dólares, é capaz de transformar urina em água potável, e permitirá uma redução considerável da quantidade de água que atualmente precisa ser trazida da Terra para o consumo dos astronautas.

A Endeavour foi lançada na noite de sexta-feira do Cabo Canaveral, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos.

Os astronautas começaram, nesta terça-feira, a primeira das quatro caminhadas programadas
Os astronautas começaram, nesta terça-feira, a primeira das quatro caminhadas programadas

Nenhum comentário: