segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cargueiro espacial russo fará viagem de 4 dias à ISS

O primeiro cargueiro russo da nova série Progress M-01M realizará um vôo de quatro dias, e não de dois, até a Estação Espacial Internacional (ISS) para testar o funcionamento de seu sistema de comando digital, anunciou hoje o chefe do programa de vôo do segmento russo da plataforma orbital, Vladimir Soloviov.

"A nave voará até a ISS durante quatro dias. Durante o vôo, pretendemos testar e confirmar que o sistema digital cumpre com precisão todas os nossos comandos", destacou.

"Com a primeira (viagem), comprovaremos como funciona como tudo está funcionando, e se não houver observações substanciais, voltaremos ao esquema de dois dias de vôo", acrescentou, citado pela agência oficial "RIA Novosti".

Segundo o centro de controle de vôos espaciais russo, o cargueiro da nova geração, cujo lançamento está previsto para quarta-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão, transportará 2,5 toneladas de carga para a ISS.

Os novos sistemas da nave serão testados em quatro cargueiros Progress e instalados depois nas naves pilotadas Soyuz-TMA.

Nenhum comentário: