domingo, 16 de novembro de 2008

Endeavour se acopla à ISS para aumentar capacidade

O ônibus espacial Endeavour se acoplou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS) e começou as operações que permitirão ao complexo abrigar um máximo de seis pessoas a partir do próximo ano.

O acoplamento aconteceu às 20h01 (horário de Brasília), informou o Centro Espacial Johnson da Nasa em Houston, Texas (EUA).

Imediatamente após o acoplamento, os sete astronautas da nave iniciaram as revisões finais antes de abrirem as comportas para o encontro com os três ocupantes da ISS.

A delicada operação comandada pelo comandante Chris Ferguson e o piloto Eric Boe aconteceu quase 48 horas após o impecável lançamento da nave desde o Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A delicada operação comandada pelo comandante Chris Ferguson e o piloto Eric Boe aconteceu quase 48 horas após o impecável lançamento da nave desde o Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A manobra de acoplamento começou duas horas e meia antes, quando Boe ligou os motores que colocaram a nave na direção da ISS.

Neste momento, as naves se deslocavam ao longo de uma órbita a quase 400 km da superfície e separadas entre elas por cerca de 15 km.

O encontro final, após uma série de correções da trajetória guiadas pelo radar e um sensor, ocorreu quando Boe e Ferguson iniciaram a operação manual. A acoplagem foi completada sem problemas.

Nessa manobra, os astronautas puderam tirar cerca de 300 fotografias do escudo térmico da nave para constatar que não sofreu danos importantes durante a partida, na sexta-feira passada.

Após abrir as comportas das naves, os sete tripulantes do Endeavour e os três ocupantes da ISS tiveram o primeiro encontro de uma missão que, até 27 de novembro, transformará o complexo em um verdadeiro "hotel" em órbita terrestre.

"Vamos transformar uma casa de três dormitórios e um banheiro em uma de cinco dormitórios, dois banheiros e um ginásio", disse Ferguson pouco após chegar ao Centro Espacial Kennedy para liderar a tripulação do Endeavour.

Mas, além desse objetivo, no curso das quatro caminhadas previstas os astronautas também revisarão e lubrificarão as juntas rotatórias dos painéis solares que fornecem energia ao complexo.

Além de Ferguson e Boe, os outros tripulantes do Endeavour são os especialistas Donald Pettit, Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Steve Bowen, Shane Kimbrough e Sandra Magnus.

Boe, Bowen e Kimbrough iniciaram neste domingo sua primeira missão espacial. Já Magnus substituirá na ISS Greg Chamitoff, que voltará a bordo da nave.

Magnus se juntará assim aos atuais ocupantes da ISS, o cosmonauta russo Yury Lonchakof e o comandante americano Michael Fincke.

O "Endeavour" leva à ISS equipamentos para aumentar o número de quartos, instalações para exercícios físicos, móveis e utensílios domésticos, além de um sistema para reciclar a urina dos astronautas.

"Este é o módulo mais carregado levamos à ISS até agora", assinalou Chris Ferguson.

A missão também terá como objetivo comemorar o 10º aniversário do dia em que se iniciou a construção do complexo, em 20 de novembro de 1998.

O Endeavour estará acoplado à estação espacial, que viaja a cerca de 400 quilômetros da Terra, em 20 de novembro, dia em que se comemora os 10 anos da chegada à órbita do primeiro módulo que deu início a sua construção.

Nenhum comentário: