segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Termina a quarta e última caminhada da missão do "Endeavour"

Os astronautas do "Endeavour" Steve Bowen e Shane Kimbrough retornaram hoje ao compartimento de descompressão ao concluir a quarta e última caminhada em torno da Estação Espacial Internacional (ISS).

A missão da nave, que originalmente devia terminar no próximo sábado, será estendida por um dia para continuar os testes de um sistema de purificação de urina que permitirá ampliar o número de ocupantes do complexo em órbita terrestre.

Desta maneira, a nave vai se desacoplar da ISS na sexta-feira, e voltará à Terra no domingo, após 16 dias no espaço.

"Não há qualquer problema. Este grupo está feliz em estar aqui, e se podemos estender a estadia por um dia faremos isso", respondeu ao Controle de Missão no Centro Espacial Johnson, de Houston, o comandante da ISS, Michael Fincke.

Bowen e Kimbrough retornaram à Estação às 22h31 (de Brasília) desta segunda-feira, depois de mais de seis horas de "excelente trabalho", segundo o controle da missão.

Como ocorreu nas três caminhadas anteriores, os astronautas se dedicaram a lubrificar as juntas rotatórias dos painéis solares da ISS, além de reinstalar as cobertas térmicas que os protegem das mudanças extremas da temperatura espacial.

Também repararam um mecanismo que não tinha funcionado adequadamente em uma dessas juntas, além de recolher materiais que retornarão à Terra.

Enquanto os astronautas flutuavam no espaço, os técnicos em Houston trabalhavam para resolver problemas no novo sistema de processamento de líquidos da estação, criado para transformar suor e urina em água potável.

O processador de líquidos se desligou antes do esperado.

Aparentemente, a imperfeição se deve à interferência de um sensor com o aparelho de centrifugação usado para separar a água da urina, e a solução deste inconveniente é vital para que a estação possa receber seis pessoas a partir de maio.

Nenhum comentário: