sábado, 22 de novembro de 2008

Astronautas iniciam terceira e mais difícil caminhada espacial

Steve Bowen e Heide Stefanyshyn Piper, dois tripulantes do ônibus espacial Endeavour, iniciaram hoje uma terceira e difícil caminhada espacial para realizar trabalhos de limpeza e engraxamento, com tempo de sobra para inclusive descansar de uma "excursão" que durará pelo menos sete horas, mas equipamento improvisado.

A caminhada em torno da Estação Espacial Internacional (ISS), que começou às 16h01 (pelo horário de Brasília), com 45 minutos de antecipação, faz parte de uma missão de 15 dias para ampliar o espaço habitável da unidade.

A caminhada, a terceira de um total de quatro, tem como objetivo, segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), continuar a limpeza e lubrificação de peças de metal que prendem uma junta rotatória de painéis solares em boreste.

Ontem, Stefanyshyn Piper já tinha antecipado que o trabalho seria um "grande desafio" e que junto com seus colegas teria "muito trabalho" pela frente.

As duas primeiras caminhadas tinham como propósito diversas tarefas de manutenção da estação, mas a de hoje estará centrada unicamente no cuidado desta junta e suas peças auxiliares.

Com três metros de largura, ela foi desenhada precisamente para fazer girar os painéis, de modo que estes sempre recebam os raios solares para aumentar sua capacidade.

O mecanismo não trabalha há mais de um ano da forma como esperavam as autoridades da Nasa, devido a danos causados por peças de metal.

Hoje a tarefa dos dois astronautas, é substituir cinco dos 12 peças que contornam a junta rotatória.

Para este trabalho, Bowen e ''Piper usarão panos engordurados e uma pistola de graxa improvisada, em substituição de um equipamento que se perdeu durante a caminhada de terça-feira.

Nessa ocasião, Stefanyshyn Piper tentou sem sucesso manusear uma bolsa com equipamentos orçados em US$ 100 mil enquanto limpava o que ficava de uma fracassada pistola de graxa.

Agora, ambos os tripulantes terão que trabalhar com panos e equipamento improvisado durante a caminhada de hoje, a quinta de Stefanyshyn Piper, líder desta missão, e a segunda de Bowen.

A Nasa admite que as tarefas que não se completem hoje devem ficar para a última caminhada espacial, de segunda-feira.

Na segunda, os astronautas sairão novamente do Endeavour para engraxar a junta rotatória do lado direito do complexo em órbita.

A nave Endeavour se acoplou no domingo passado à ISS, a cerca de 350 quilômetros da Terra, em uma missão cujo propósito principal é de ampliar a capacidade do complexo para abrigar até seis astronautas a partir do próximo ano.

Para ampliar o espaço habitável, o Endeavour levou no Módulo Logístico Multiuso "Leonardo", feito pela Itália, mantimentos, equipamentos novos e instalações para exercícios físicos, móveis e utensílios de cozinha e um sistema para reciclar a urina dos astronautas e transformá-la em água potável.

Hoje, pelo terceiro dia consecutivo, o chamado "Conjunto Processador de Urina", parte do sistema de reciclagem de US$ 154 milhões, registrou problemas, aparentemente, novamente devido a uma falha no mecanismo de um motor no aparelho de destilação.

Antes do início da caminhada, o diretor de vôo, Brian Smith, disse que a máquina, que transforma o suor e outras condensações em água potável, estava funcionando sem problemas e que os tripulantes tentavam criar mais condensação para assim obter mais amostras.

De Cabo Canaveral, na Flórida, os engenheiros da Nasa averiguam as causas da persistente falha que ainda poderia atrapalhar os planos para que o Endeavour retorne à Terra com água reciclada no próximo fim de semana.

A idéia da Nasa é de colher amostras de água reciclada para determinar se, com efeito, se trata de água potável, mas para que isso ocorra, o equipamento tem que funcionar corretamente por, pelo menos, 90 dias.

A Nasa não pode fazer as obras de ampliação da estação a menos que o sistema de reciclagem funcione bem, mas espera que, até junho, este problema esteja resolvido.

Além do "Conjunto Processador de Urina", o "Endeavour" levou até a ISS uma geladeira, dois aquecedores de água, e um lavabo.

Nenhum comentário: