segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Nasa adia missão do Endeavour na ISS

A Nasa deu um dia a mais de missão para o ônibus espacial Endeavour na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), adiando sua partida para sexta-feira, informaram autoridades da agência espacial americana na segunda-feira.

O ônibus espacial deveria deixar o espaço na quinta-feira, mas a Nasa teve problemas com parte de um equipamento entregue à estação. O equipamento é necessário para preparar um posto orbital para sustentar uma tripulação de seis pessoas.

Um dos objetivos principais do vôo do Endeavour é trazer amostras de água de uma máquina que recicla urina. Os astronautas começaram uma segunda série de modificações neste equipamento na segunda-feira, na tentativa de resolver problemas com uma centrífuga que separa líquidos de partículas suspensas.

A centrífuga faz parte do destilador, o primeiro passo de um longo processo de filtragem que transforma a urina em água fresca, pronta para o consumo. O dia a mais na estação vai atrasar a chegada do Endeavour à Terra - o ônibus espacial agora chegará no domingo.

Nenhum comentário: