quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Rússia envia mantimentos e presentes para estação espacial

A Rússia lançou nesta quarta-feira uma nave de carga até à Estação Espacial Internacional (ISS) para levar alimentos, águas e lembranças de Ano Novo para os tripulantes da base.

O foguete transportador com a nave espacial Progress partiu do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão, Ásia Central, às 15h38 (horário de Moscou, 12h38 GMT), de acordo com o centro de controle da missão.

A nave Progress M-01M é a primeira da série Progress equipada com um sistema moderno de controle digital, segundo o porta-voz da missão.

Em quatro dias, a nave será acoplada à ISS e enviará aos tripulantes em órbita 2,5 toneladas de alimentos, água, combustível, roupas e equipamentos, além de lembranças enviadas pelos familiares.

Entre as roupas estão camisetas pólo e calças largas feitas com uma tela que permite a passagem do ar, com fechos adesivos e pequenos ganchos, que, segundo os estilistas, dão mais comodidade aos cosmonautas, segundo o especialista em moda espacial Alexander Yarov, citado pela agência de notícias Itar-Tass.

Nenhum comentário: