terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nasa instalará o segundo vaso sanitário na ISS

Por ocasião do Dia Mundial do Sanitário, comemorado amanhã, os astronautas da Nasa (agência espacial americana) instalarão um segundo vaso na Estação Espacial Internacional (ISS).

"A instalação no módulo-laboratório Harmony do suporte do compartimento sanitário-higiênico, que é como os americanos chamam cientificamente o vaso sanitário, será feito na quarta-feira", destacou hoje um porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia, em declarações à agência Interfax".

"A instalação do equipamento sanitário complementar na ISS vem condicionado ao aumento da tripulação no ano que vem de três para seis membros", explicou. O novo vaso sanitário será equipado com um sistema de regeneração de água procedente da urina, que custou à Nasa US$ 250 milhões e várias décadas de pesquisas científicas.

A Nasa assegura que a água obtida após o processamento da urina "será mais limpa que a água que sai das torneiras nos Estados Unidos". Atualmente, funciona na ISS um sistema russo de regeneração de água procedente da condensação da umidade atmosférica, propriamente, do suor dos cosmonautas.

Acrescentou que levando em conta que um ser humano necessita entre 2,5 e 3 litros de líquido por dia e que o fornecimento à ISS é muito custoso, a água na plataforma espacial é administrada com cuidado e, se possível, processada.

Este ano, o vaso sanitário no segmento russo da plataforma orbital estragou em duas ocasiões, e os cosmonautas tiveram que usar durante vários dias o vaso da nave Soyuz.

Nenhum comentário: