quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ISS: astronautas consertam reciclador de urina

Os astronautas do ônibus espacial americano Endeavour solucionaram o problema que afetava o funcionamento da nova máquina para reciclar urina da Estação Espacial Internacional (ISS), assim como concluíram o reparo da antena solar.

Três testes foram realizados com sucesso depois das modificações efetuadas domingo e segunda-feira, o que fez com que a Nasa decidisse não trazer a máquina de volta à Terra.

A tripulação do Endeavour obteve amostras de água potável da máquina, que serão trazidas para à Terra para análise.

A máquina de 250 milhões de dólares, batizada de "Water Recovery System" (Sistema de Recuperação de Água) é essencial para dobrar a capacidade de alojamento a longo prazo da ISS, do três ocupantes atuais para seis no próximo ano, ao produzir por meio de reciclagem 6,8 toneladas de água a cada 12 meses.

Além disso, os reparos complexos realizados no sistema de rotação "Solar Alpha Rotary Joint/SARJ" de uma das três antenas solares duplas da ISS parecem ter sido um sucesso de acordo com os primeiros testes, acrescentou à Nasa.

Os dados preliminares mostram que a antena solar dupla gasta menos energia elétrica e faz a rotação com mais facilidade que antes.

Nenhum comentário: