segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Astronautas trabalham em aparelho que recicla urina

Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional tentaram no domingo reativar uma máquina de reciclagem de urina que pode fornecer água fresca para a tripulação, que vai aumentar a partir do próximo ano.

» Veja o vídeo do reciclador de urina

O dispositivo é parte de uma sistema de sobrevivência de 250 milhões de dólares entregue pelo ônibus espacial Endeavour.

A Nasa espera dobrar o tamanho da tripulação da estação espacial de três para seis integrantes em maio, mas precisa garantir que a estação tenha um meio seguro de produzir água para beber, cozinhar e alimentar o gerador de oxigênio. Até agora parte da água que existe na estação foi entregue por ônibus espaciais visitantes que produzem água através de seus sistemas elétricos. Os astronautas armazenam a água e a transferem para um posto orbital. Os ônibus, no entanto, devem deixar o espaço em dois anos. "Nós queremos fazer este sistema funcionar assim que possível, para então podermos processar a urina e verificar se temos água potável boa vinda de outra fonte", disse a engenheira de vôo da estação, Sandra Magnus, durante uma entrevista direto do espaço. Por enquanto, uma problema com uma centrífuga impediu o processo de destilação de amostras de urina e travou a máquina. "A centrífuga girava por algumas horas e de repente tudo ficou descontrolado", disse o comandante da estação, Mike Fincke, a jornalistas. Apesar do problema, a Nasa disse que a máquina conseguiu processar amostras suficientes de urina para serem enviadas à Terra para testes de qualidade. A tripulação do Endeavour também se preparou para a quarta e última caminhada espacial nesta segunda-feira, para trabalhar nos painéis que coletam energia solar. Uma das articulações da armação que estava contaminada foi limpa e lubrificada. Os astronautas também planejam uma manutenção preventiva na segunda articulação durante a jornada desta segunda-feira. Os tripulantes do ônibus espacial tiveram no domingo suas primeiras horas de folga desde que chegaram à estação, em 16 de novembro. O ônibus deve partir na quinta-feira e retornar para casa, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no sábado. A Nasa planeja mais oito viagens para estação, um projeto de 100 bilhões de dólares que envolve 16 países, antes de aposentar os ônibus espaciais em 2010.

Nenhum comentário: