sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sistema para reciclar urina da ISS apresenta defeitos

O sistema para reciclar a urina e transformá-la em água potável na Estação Espacial Internacional (ISS) apresentou problemas e os testes que estão sendo realizados a respeito precisaram ser suspensos, informou hoje a Nasa, a agência espacial americana.

"O problema era um defeito no mecanismo da centrífuga no aparelho de destilação", disse a encarregada das comunicações da Nasa ao comandante da ISS, Michael Finke, e à engenheira de vôos, Sandra Magnus.

O sistema de reciclagem foi levado na carga da nave "Endeavour" e fará parte dos novos equipamentos avançados com que contarão os ocupantes do complexo a partir do próximo ano.

O equipamento, instalado no módulo "Destiny", faz parte do que a Nasa qualificou de sistema de recuperação de água, através do qual se processarão a urina, o suor dos astronautas e a água com que se lavam para transformar tudo em água potável.

"O sistema está em processo inicial de testes e os astronautas estão prontos para continuá-las", disse a Nasa em comunicado .

"Os testes serão retomados quando o controle da missão achar conveniente", acrescentou.

Além do sistema para reciclar a urina, a "Endeavour" levou até a ISS uma geladeira, dois aquecedores de água, um vaso sanitário e máquinas para fazer exercícios.

Nenhum comentário: