domingo, 23 de novembro de 2008

Astronautas se preparam 4ª caminhada espacial

Os tripulantes do Endeavour passarão boa parte do dia de hoje transferindo equipamentos e provisões à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e fazendo preparativos para a quarta e última caminhada espacial que acontece amanhã, informou a Nasa.

A agência espacial americana também indicou que deu instruções a Michael Fincke, comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), para que a equipe tente resolver uma persistente falha no chamado "Conjunto Processador de Urina", parte do sistema de reciclagem de US$ 154 milhões para produzir água potável.

Concretamente, Fincke tentará modificar ou eliminar, se necessário, a montagem de uma centrífuga que, segundo a Nasa, pode ser a fonte do problema registrado nos últimos dias.

"Fantástico! Isso é algo que podemos fazer", respondeu Fincke ao receber as ordens do centro de controles da Nasa.

O "Conjunto Processador de Urina" foi levado na carga da nave Endeavour e fará parte das novas equipes avançadas com que contarão os ocupantes da estação a partir do próximo ano.

O equipamento, instalado no módulo Destiny, é parte do "Sistema de Recuperação de Água", que processará a urina, o suor dos astronautas e a água com que se lavam para transformar tudo em água potável.

A Nasa não poderá realizar as obras de ampliação da estação a menos que o sistema de reciclagem funcione bem, mas espera que, até junho, o problema esteja resolvido.

Steve Bowen e Heide Stefanyshyn Piper, dois tripulantes do Endeavour, concluíram na noite de ontem a terceira caminhada espacial, à qual dedicaram cerca de sete horas para tarefas de limpeza e engraxamento de uma junta rotatória de painéis solares.

Esses trabalhos continuarão durante a quarta e última caminhada espacial, prevista para amanhã.

Os tripulantes do Endeavour, Chris Ferguson, Eric Boe, Don Pettit, Steve Bowen, Heidemarie Stefanyshyn-Piper, Shane Kimbrough e Greg Chamitoff, e os da ISS, Mike Fincke, Yury Lonchakov e Sandra Magnus, foram acordados com música hoje às 12h05 de Brasília.

Alguns deles serão entrevistados nesta tarde pelas cadeias de televisão ABC, CBS e NBC.

Nenhum comentário: