domingo, 30 de novembro de 2008

Tempo ruim faz Nasa adiar pouso de ônibus espacial

A Nasa adiou a aterrisagem do ônibus espacial Endeavour neste domingo devido ao tempo ruim no Kennedy Space Center, no Estado da Flórida, podendo deslocar a nave espacial para um local alternativo de pouso na California.

A Endeavour está retornando após uma missão bem sucedida de renovação na Estação Espacial Internacional, e deveria pousar na Flórida às 13h19 no horário local (16h19 em Brasília).

"No momento, a previsão não permite o pouso", disse Alan Poindexter, do controle da missão em Houston, pelo rádio para o comandante da Endeavour Chris Ferguson.

A próxima oportunidade de pouso na Flórida é às 14h54 no horário local (17h54 no horário de Brasília), mas os meteorologistas acreditam que as tempestades e ventanias perto do Kennedy Space Center irão exceder os limites de segurança impostos pela Nasa.

Como as condições meteorológicas para um pouso na Flórida também não serão adequadas na segunda-feira, os operadores de vôo poderão desviar a Endeavour para o local de pouso na base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia. A aterrisagem no local alternativo aconteceria às 16h25 (19h25 em Brasília).

As condições meteorológicas para a base no deserto de Mojave deverão ser apropriadas para o pouso do ônibus espacial.

A tripulação da Endeavour retorna após a instalação de um sistema de reciclagem de água na Estação Espacial Internacional e de reformas em seu sistema de energia. Os trabalhos permitirão que a Nasa leve mais três astronautas para compor a tripulação permanente da unidade.

Uma aeronave de carga da Rússia chegou à Estação Espacial no domingo com combustível, água e suprimentos para a tripulação. A próxima visita da Nasa para a estação está marcada para fevereiro, quando o posto terá um painel solar instalado.

Nenhum comentário: