quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Distração de tripulação da ISS leva fungos para Zarya

A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) realiza cultivos em uma estufa orbital, mas por uma distração acabou favorecendo também a criação de fungos no módulo russo "Zarya", afirmou o Instituto de Problemas Biomédicos da Academia de Ciências da Rússia.

Os cosmonautas se lavaram na unidade "Zarya" e estenderam as toalhas molhadas e a roupa nos painéis, explicou a chefe do laboratório de microbiologia do instituto, Natalia Novikova, citada pela agência de notícias oficial "Itar-Tass".

Como conseqüência houve a formação de fungos, o que contribuiu para uma "piora significativa das condições microbiológicas e sanitárias no módulo", acrescentou.

A aparição de fungos na ISS pode provocar graves danos à saúde dos cosmonautas, especialmente pela possibilidade de causarem fortes alergias.

Para evitar riscos, os especialistas "limitaram imediatamente o uso da unidade para procedimentos sanitários e higiênicos" e ordenaram aos cosmonautas que façam uma limpeza geral do módulo "Zarya", cujo lançamento ao espaço há exatos dez anos representou o início do funcionamento da ISS.

Agora este problema foi solucionado definitivamente, já que na segunda-feira passada, a nave "Endeavour" transportou à plataforma orbital uma cabine que permite aos cosmonautas se lavarem.

Além disso, o novo cargueiro "Progress M-01-M", cujo lançamento está previsto para o próximo dia 26, transferirá à ISS um segundo sistema de limpeza de ar Potok, como o que já funciona com sucesso no módulo de serviço "Zvezda".

Nenhum comentário: