quarta-feira, 12 de novembro de 2008

China lançará 2ª sonda lunar antes do fim de 2011

A China planeja lançar sua segunda sonda lunar, a Chang'e 2, antes do fim de 2011, informou a agência oficial de notícias Xinhua. Na semana passada, o Governo anunciou o lançamento da Chang'e 2, mas para 2010. A sonda realizará experiências e testes, entre eles ajustes orbitais.

A Chang'e 2 faz parte da segunda fase do Projeto Sonda Lunar e sua missão precederá a da Chang'e 3, que também faz parte desta etapa. O objetivo da China nesta fase do projeto é enviar à Lua um veículo não-tripulado até 2012.

Em uma terceira fase, estimada para o ano de 2017, a China planeja enviar outro veículo não-tripulado à Lua, que retorne com amostras de terra e rochas para pesquisas. Além disso, cientistas chineses concluíram a elaboração do primeiro mapa completo da superfície lunar feito no país.

Segundo Sun Laiyan, subdiretor da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, boa parte das informações veio de um ano de dados obtidos pela sonda Chang'e 1.

Analistas consultados pela Xinhua apontaram que o mapa abrange todas as áreas da superfície lunar e contém as imagens mais completas e ricas em detalhes obtidas até o momento.

Nenhum comentário: