quinta-feira, 5 de março de 2009

Astrofísica brasileira ganha prêmio L'Oréal-Unesco

A astrofísica brasileira Beatriz Barbuy recebeu nesta quinta-feira o prêmio L'Oréal-Unesco 2009 pelas Mulheres e a Ciência, por sua pesquisa sobre "A vida das estrelas, desde seu nascimento do universo até nossos dias", o que, segundo ela, serve para "consolidar" uma trajetória e deixá-la "mais segura" sobre o trabalhado realizado.

Segundo ela, que desenvolve este trabalho no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, "embora a situação esteja melhorando, as jovens cientistas ainda têm problemas para fazer suas pesquisas e estes prêmios são importantes, sobretudo, por seu trabalho de difusão".

Além de seu trabalho científico, Beatriz, que recebeu o prêmio referente à América Latina colaborou com a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para transformar 2009 no Ano Internacional da Astronomia.

Outras quatro cientistas receberam prêmios idênticos por sua trajetória profissional, em sua região: Tebello Nyokong (África do Sul), Akiko Kobayashi (Japão), Eugenia Kumacheva (Canadá) e Athene M.Donald (Reino Unido).

As agraciadas, todas elas especialistas em ciências físicas, receberam US$ 100 mil como recompensa por sua contribuição à ciência.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: