terça-feira, 24 de março de 2009

Obama realiza videoconferência com astronautas da ISS

Obama conversou durante 30 minutos com os dez astronautas da ISS em uma vídeoconferência
Obama conversou durante 30 minutos com os dez astronautas da ISS em uma vídeoconferência

O presidente Barack Obama deixou de lado por alguns minutos seus inúmeros problemas econômicos e voltou sua atenção para o espaço numa videoconferência que manteve nesta terça-feira com os astronautas que atualmente orbitam a Terra. Durante 30 minutos, o presidente, ladeado por alguns estudantes de Washington, conversou com os dez astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS), que se encontra a 350 km de distância.

Curioso, Obama quis saber tudo sobre a vida no espaço e a nova missão do ônibus espacial Discovery. "Estou vendo que vocês estão balançando um pouco aí em cima", afirmou Obama, causando a risada dos alunos que se reuniram com ele no Salão Roosevelt da Casa Branca junto com outros parlamentares, entre eles o ex-astronauta e senador Bill Nelson.

"Vocês estão usando algo para se prender ao chão. Ou vão sair voando por aí?" continuou Obama. "Sr. Presidente, estamos com nossos pés presos, mas a qualquer momento podemos facilmente flutuar", respondeu um dos astronautas.

"Posso fazer uma pergunta?", disse Obama à engenheira de vôo da ISS, Sandra Magnus, cujos cabelos estavam flutuando acima de sua cabeça. "Você já tentou cortar seu cabelo aí em cima? Isso... é divertido com a falta de gravidade?"

Magnus explicou que o melhor era ter cabelos curtos, mas que preferia os seus longos. Obama também fez perguntas sobre os padrões de condicionamento físico para suportar o rigor da vida no espaço e mencionou o filme A coisa certa (The Right Stuff, 1983) sobre as origens do programa espacial americano.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: