quarta-feira, 11 de março de 2009

Satélite iraniano se incendiará no espaço em 2 semanas

O satélite de comunicações que o Irã enviou há um mês ao espaço se autodestruirá após terminar sua missão, dentro de 13 dias, anunciou nesta quarta-feira o diretor do projeto, Fathollah Ommi. Em declarações reproduzidas pela televisão nacional, o cientista iraniano disse que o satélite Omid (em persa, esperança) se incendiará no espaço externo.

Omid, com 25kg, foi enviado ao espaço em 3 de fevereiro, em meio às disputas entre o Irã e a comunidade internacional. Para o regime dos aiatolás, era um marco tecnológico que demonstrava o fracasso das sanções e da política de isolamento em relação ao Irã, enquanto países como Estados Unidos, Israel e França vincularam seu desenvolvimento com possíveis aplicações no programa balístico.

Estes Governos acusam o Irã de esconder um projeto nuclear paralelo para a aquisição de armas nucleares, extremo que Teerã nega. "O Omid foi lançado para uma missão de 50 dias a fim de provar um sistema de guia de satélites, assim como para realizar testes de controle remoto, telemetria via satélite, e coleta de informação geográfica", disse hoje Ommi.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: