sexta-feira, 13 de março de 2009

Nasa tenta lançar ônibus espacial Discovery até domingo

peça defeituosa discovery nasa-afp (619 e capas)
peça defeituosa discovery nasa-afp (619 e capas)

A Nasa, agência espacial americana, informou nesta sexta-feira que planeja lançar o ônibus espacial Discovery no domingo caso consiga reparar há tempo os problemas de vazamento de hidrogênio detectado em um encanamento do tanque externo da nave. A espaçonave - cujo lançamento foi adiado pela quinta vez na quarta-feira - transportará uma peça para finalizar o sistema de energia da Estação Espacial Internacional (ISS) e deixará o astronauta japonês Koichi Wakata na ISS.

De acordo com a agência, os cientistas prevêem que a nave possa viajar em condições aceitáveis de no mínimo 80%. Um porta-voz informou na quarta que, se não acontecer no domingo, o lançamento poderá ser realizado nos dois dias seguintes. Caso se concretize, partirá às 20h43 de Brasília. Os quatro adiamentos anteriores foram por causa de problemas em uma das três válvulas do tanque externo, que registrou imperfeições na missão anterior do Discovery, em dezembro do ano passado.

A falha que impediu o lançamento do Discovery com sete tripulantes a bordo, um vazamento de hidrogênio em uma linha entre o tanque externo e o ônibus espacial, foi encontrada duas horas após o início do abastecimento de mais de 1,80 milhão de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos nos dois compartimentos do tanque.

Esta missão de duas semanas do Discovery, que inclui quatro caminhadas, representará o primeiro vôo de um ônibus espacial este ano.A agência espacial americana tem prazo de até 16 de março para o lançamento do ônibus espacial, antes de fazer uma pausa durante a missão de uma nave Soyuz russa, que levará uma tripulação de substituição à ISS.

A missão do Discovery tem como objetivo central instalar o quarto e último conjunto de painéis solares que aumentarão o fornecimento de energia do complexo que orbita a uma altura de quase 400km da Terra. Esse maior fornecimento de energia permitirá aumentar o número de experimentos científicos realizados na plataforma espacial e, principalmente, aumentar para seis o número de ocupantes permanentes, a partir de maio.

Durante as quatro caminhadas, os especialistas do Discovery instalarão um novo segmento da viga central da estação e substituirão uma unidade do sistema de conversão de urina em água potável, que teve uma falha quando foi ativada pela primeira vez, no ano passado.

A tripulação, liderada por Lee Archambault, é integrada por Tony Antonelli, Steven Swanson, John Phillipis, Sandra Magnus e Richard Arnold, além do japonês.

Depois da missão do Endeavour, a frota dos três ônibus espaciais americanos, que também inclui o Atlantis, deverá fazer outras sete visitas à ISS, além de uma missão de serviço ao telescópio Hubble. Os ônibus espaciais serão retirados de serviço após sua última missão, em 2010, quando devem ter completado a construção da ISS.

Com informações da EFE

Redação Terra

Nenhum comentário: