quinta-feira, 19 de março de 2009

Astronautas do Discovery encerram 1ª caminhada espacial

Primeira saída da missão consiste em fixar uma viga à estrutura da ISS para as novas antenas solares
Primeira saída da missão consiste em fixar uma viga à estrutura da ISS para as novas antenas solares

Dois astronautas da tripulação do ônibus espacial americano Discovery encerraram nesta quinta-feira a primeira das três saídas espaciais previstas durante sua missão, que consiste em completar a instalação elétrica da Estação Espacial Internacional (ISS), indicou a Nasa.

Os astronautas Steve Swanson e Richard Arnold saíram da câmara de descompressão da Estação Espacial Internacional (ISS) às 17h16 GMT (14h16 de Brasília), três minutos depois do previsto, ressaltou a apresentadora de TV da agência espacial americana. Por volta das 17h06 de Brasília, eles deram fim aos primeiros trabalhos.

A principal missão do Discovery consiste em instalar na ISS seu último par de antenas solares, que permitirá à estação espacial dispor de toda a energia necessária para efetuar experiências científicas nos laboratórios Columbus (europeu) e Kibo (japonês), instalados no posto orbital em 2008.

Na primeira saída espacial, os astronautas fixaram à estrutura da ISS uma viga à qual está unido o par de antenas solares, o último grande elemento que será instalado na estação. A estrutura, que pesa 14t e que foi transportada pelo Discovery, foi retirada do compartimento de carga do ônibus espacial na quarta-feira com a ajuda de seu braço robótico e depois recuperado pelo braço robótico da ISS.

O próximo passo agora será o de efetuar as conexões elétricas e de climatização necessárias para ativar a antena. A nova estrutura também permitirá duplicar a tripulação permanente da ISS, atualmente de três membros, a partir de maio.

O Discovery decolou no domingo do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Cañaveral, na Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: