terça-feira, 31 de março de 2009

Russos estão proibidos de usar banheiro de americanos na ISS

Um cosmonauta russo reclamou a um jornal do país que não tem permissão para usar um banheiro dos astronautas americanos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Gennady Padalka, de 50 anos, disse ao diário Novaya Gazetaque cada vez menos os tripulantes dos dois países compartilham dos mesmos recursos na ISS - diferentemente do que ocorria no passado.

Ele conta que não conseguiu autorização para utilizar aparelhos de ginástica americanos e ainda recebeu a instrução de que cada tripulação deve consumir sua própria ração de alimentos. Segundo ele, isso estaria derrubando o moral de todos a bordo.

Comercial
Padalka fez sua primeira missão espacial em 1998, no mesmo ano em que foi inaugurada a ISS. O veterano afirmou que nos primeiros anos da Estação, russos e americanos trabalhavam em "total harmonia".

Para ele, as mudanças ocorreram depois que as missões espaciais se tornaram mais "comerciais", em 2003, quando o governo russo começou a cobrar dos Estados Unidos para mandar seus astronautas ao espaço.

"Isso está tendo um efeito negativo no nosso trabalho", disse Padalka. "Os cosmonautas estão tentando ficar acima dessa disputa. São os políticos e os burocratas que não conseguem chegar a um acordo."

Turista
A situação na ISS pode piorar com o aumento no número de astronautas convivendo no local. Até agora, apenas três deles permaneciam a bordo ao mesmo tempo. Mas no último sábado, Padalka e outros dois cosmonautas aterrissaram na Estação.

Entre eles está o bilionário americano Charles Simonyi, de 60 anos, que pagou US$ 35 milhões pela viagem. Ele vai passar 13 dias a bordo da ISS, onde deve ajudar em projetos de pesquisa e participar de transmissões ao vivo para escolas. Padalka será o novo comandante da Estação, nesta que é sua terceira viagem ao espaço.

BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.

Nenhum comentário: