sábado, 7 de março de 2009

Sonda Kepler entra em órbita terrestre após lançamento

A sonda Kepler, que partiu em busca de planetas similares à Terra, entrou em órbita neste sábado a cerca de 185 km da Terra. O próximo passo do foguete que conduziu a nave é lançá-la para a órbita em torno do sol.

"Esta missão quer responder a uma pergunta que é tão antiga quanto o tempo: existem outros planetas como o nosso por aí?", disse o administrador do diretório de missões da Nasa, Ed Weiler.

A Kepler está equipada com um potente telescópio para observar, durante três anos, cerca de 100 mil estrelas na zona das constelações de Cygnus e Lyra, na Via Láctea. Os investimentos chegam a quase US$ 600 milhões.

O telescópio buscará planetas que não sejam quentes ou frios demais, nem muito rochosos e que tenham água em estado líquido, ou seja, condições essenciais para a existência de vida, explicou o principal cientista do projeto Kepler, William Borucki.

Em dois meses, a Kepler deve começar a transmitir informações sobre os chamados exoplanetas, que giram em torno de 100 mil estrelas. "Olharemos uma ampla variedade de estrelas, desde as pequenas e frias ao redor das que devem circular muito de perto os planetas, até as maiores e mais candentes que nosso sol", disse Borucki.

Segundo os cientistas, as observações serão feitas para verificar oscilações periódicas na luz que planetas emitem quando passam em frente a sua estrela. "Detectar planetas do tamanho de Júpiter com esse método é como medir o efeito que um mosquito causa ao passar em frente ao farol de um carro. E encontrar planetas como a Terra, é como achar uma pulga nessa mesma luz", disse Fanson.

Pessoas assistem ao lançamento da sonda Kepler em Cabo Canaveral, na Flórida

Pessoas assistem ao lançamento da sonda Kepler em Cabo Canaveral, na Flórida
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: