terça-feira, 10 de março de 2009

Astronautas da ISS realizam caminhada espacial

O russo Yuri Lonchakov e o americano Michael Fincke realizam caminhada que não estava prevista inicialmente
O russo Yuri Lonchakov e o americano Michael Fincke realizam caminhada que não estava prevista inicialmente

O cosmonauta russo Yuri Lonchakov e seu colega da Nasa Michael Fincke, membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), realizam nesta terça-feira uma caminhada espacial não prevista inicialmente para fazer tarefas de caráter técnico.

Segundo o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, a caminhada começou às 19h20 de Moscou (13h20 de Brasília) e terá duração de 5 horas e 45 minutos, informou a agência RIA Novosti.

Enquanto isso, a astronauta americana Sandra Magnus, terceira tripulante da plataforma orbital, supervisiona de dentro da ISS os trabalhos de seus colegas.

Estas tarefas, que ficaram pendentes na caminhada anterior, realizada em 23 de dezembro, incluem a instalação no exterior do módulo russo Zvezda de um dispositivo científico europeu para o experimento Expose-R.

Durante essa saída ao espaço, os astronautas detectaram uma falha técnica no dispositivo após sua instalação, por isso decidiram desmontá-lo nessa mesma caminhada. O Expose-R, do qual participam a ESA, agência espacial européia e a Roscosmos, agência espacial russa, tem como objetivo tentar entender melhor o comportamento da matéria orgânica no vazio do espaço.

Além disso, Lonchakov e Fincke desmontam elementos do revestimento do compartimento de embarque Pirs, e revisam o estado do casco e os elementos de construção do segmento russo da plataforma orbital.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: