sábado, 28 de março de 2009

"Discovery" fecha escotilhas e se prepara para voltar à Terra

Os tripulantes da nave "Discovery" fecharam as escotilhas do ônibus, o que indica que o controle da missão confia em que a nave aterrissará, como está programado, na tarde de hoje, informou a Nasa (agência espacial americana).

O diretor de voo Richard Jones, no Centro Espacial Johnson de Houston, Texas, deu a autorização para que os tripulantes fecharam as escotilhas, às 10h56 (de Brasília).

As comportas estavam abertas desde que a "Discovery" chegou à órbita, em 15 de março, para irradiar o calor da nave no espaço.

Enquanto a "Discovery" fechava suas escotilhas, a Nasa e a agência espacial da Rússia se congratulavam pela bem-sucedida acoplagem de uma nave "Soyuz" às 10h06 (de Brasília) na Estação Espacial Internacional (ISS), que leva o novo comandante da plataforma, Gennady Pedalka.

Quando a "Discovery" entrar na atmosfera terrestre, cerca de 120 mil metros de altura, o atrito rodeará a nave em temperaturas de mil graus Celsius.

O pouso no Centro Espacial Kennedy, do sul da Flórida, está previsto para as 14h39 (de Brasília).

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: