domingo, 15 de março de 2009

Discovery parte para ISS após um mês de atraso

A nave Discovery decolou neste domingo com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), após um atraso de mais de um mês por problemas nos dutos de combustível.

A nave ficará no espaço 13 dias, um menos que o previsto inicialmente, e seus tripulantes reliazarão três caminhadas, em vez de quatro.

Os foguetes que lançaram o ônibus espacial se separaram, como o previsto, dois minutos após a decolagem, e o Discovery utilizou seus três motores criogênicos para entrar em órbita, seis minutos e 34 segundos depois.

No total, o ônibus espacial levou 8 minutos e 34 segundos para entrar em órbita.

Este foi o primeiro lançamento de um ônibus espacial em 2009, para uma missão cujo objetivo de transportar e instalar o quarto e último par de painéis solares da Estação Espacial Internacional.

Este quarto par de painéis fornecerá a energia elétrica necessária para os experimentos científicos nos laboratórios europeu e japonês instalados em 2008, além de responder, também, às necessidades de uma tripulação permanente que passará de três pessoas a seis a partir de maio.

A energia disponível da ISS passará, então, a 120 kilowatts, contra os 90 atuais.

O ônibus espacial também leva uma peça para o reparo da máquina que recicla a urina dos astronautas em água potável, que foi entregue na missão precedente, do Endeavour, e ainda não funcionou bem.

O japonês Koichi Wakata permanecerá na ISS e substituirá o americano Sandy Magnus, que chegou à estação em dezembro de 2008, no Endeavour, e voltará no Discovery.

Inicialmente, o lançamento do Discovery estava previsto para a quarta-feira passada, mas foi adiado quando os engenheiros da Nasa descobriram um vazamento de hidrogênio no tanque externo da nave, poucas horas antes da decolagem.

Discovery parte para Estação Espacial após um mês de atraso

Discovery parte para Estação Espacial após um mês de atraso

Com AFP.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: