quarta-feira, 11 de março de 2009

Ônibus espacial Discovery será lançado nesta quarta

Após quatro adiamentos na data de lançamento, a Nasa confirmou que ônibus espacial Discovery decolará nesta quarta-feira para mais uma missão de construção da Estação Espacial Internacional.

O lançamento está previsto para as 21h20 (23h20 em Brasília), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O ônibus entregará o último conjunto de painéis de energia solar da estação, um projeto de 100 bilhões de dólares que envolve 16 países e está sendo feito há mais de dez anos.

O lançamento do Discovery, originalmente previsto para 12 de fevereiro, foi repetidamente adiado enquanto a Nasa avaliava os possíveis riscos por causa do problema com as válvulas no compartimento do motor, que garantem a pressurização adequada do combustível hidrogênio líquido durante os 8,5 minutos de ascensão até a órbita.

Na última missão tripulada, em novembro, uma das três válvulas rachou, gerando preocupações sobre o que poderia acontecer se o dano fosse mais grave ou ocorresse num momento mais crítico da ascensão.

Os técnicos substituíram as válvulas por peças sobressalentes menos desgastadas, e determinaram testes e análises para entender os piores cenários.

O Discovery foi preparado para o lançamento que ocorre nesta quarta-feira no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida

O Discovery foi preparado para o lançamento que ocorre nesta quarta-feira no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida

JB Online

Nenhum comentário: