sábado, 28 de março de 2009

Turista espacial americano já está na ISS

O turista espacial americano, Charles Simonyi, e os demais membros da nave Soyuz subiram a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), depois de um acoplamento manual por causa de uma avaria, anunciou o centro de controle de vôos espaciais (TSOUP).

Os três homens - o astronauta americano Michael Barratt, o russo Guennadi Padalka e Simonyi - entraram às 16h30 GMT na ISS, tendo sido recebidos pelo americano Michael Fincke e o cosmonauta Yuri Lontchakov, segundo as agências russas. Horas antes o foguete Soyuz se acoplou manualmente à ISS, depois de desconectado o piloto automático por um problema em um motor.

"Houve uma falha em um dos motores que o computador de bordo considerou importante e que afastava a Soyuz da ISS à velocidade de um metro por segundo", declarou, citado pela agência Ria Novosti, um dos dirigentes do TSOUP, Vladimir Soloviov.

"O comandante (de voo) estimou que o motor funcionava normalmente e o autorizamos a aproximar-se de forma manual (da ISS), o que fez com sucesso", acrescentou. O turista espacial americano de origen húngara, Charles Simonyi, pagou US$ 35 milhões por passar suas segundas férias a bordo da ISS, depois de uma primeira estada há alguns anos que lhe custou dez milhões de dólares a menos.

Permanecerá a bordo 12 dias e deixará a ISS no dia 7 de abril, junto com Fincke e Lontchakov, para regressar à Terra. Simonyi, Michael Barratt e o comandante de vôo, Guennadi Padalka, decolaram quinta-feira a bordo da nave Soyuz TMA-14 da base espacial russa de Baikonur, no Cazaquistão.

Charles Simonyi é festejado ao chegar à Estação Espacial

Charles Simonyi é festejado ao chegar à Estação Espacial
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: