sábado, 28 de março de 2009

Ônibus da Discovery deve voltar à Terra neste sábado

O ônibus Discovery aterrissa, neste sábado, na pista do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, depois de finalizar sua missão à Estação Espacial Internacional (ISS), onde completou a instalação de painéis solares e pôs um novo segmento na plataforma.

A Nasa (agência espacial americana) disse que a descida do ônibus ocorrerá depois que o Discovery deixar a órbita terrestre e seus sete tripulantes fecharem as comportas do bagageiro. No bagageiro, o Discovery levou à ISS os painéis solares que duplicarão a capacidade de geração de energia na estação, um projeto de US$ 100 bilhões.

De acordo com o programa da Nasa, às 13h33 (Brasília) serão ligados os motores do Discovery que frearão seu deslocamento de modo que, atraído pela força da gravidade, vá rumo à atmosfera a cerca de 400 km/h.

Quando o Discovery ingressar na atmosfera, a cerca de 120 mil metros de altura, o atrito submeterá a nave a temperaturas de 1 mil graus Celsius e a tripulação ficará incomunicável por quase 30 minutos.

Se tudo der certo, às 14h25 (Brasília) a estação Flórida de rastreamento, na ilha Merritt, captará a nave em suas telas e o Discovery aterrissará no Centro Espacial Kennedy 14 minutos depois.

O serviço meteorológico da Nasa informou que as condições de tempo são aceitáveis para o retorno do ônibus, após uma missão de 13 dias em que foram feitas três caminhadas espaciais.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: