segunda-feira, 18 de maio de 2009

Astronauta homenageia Hubble no fim da 5ª caminhada espacial

O astronauta John Grunsfeld homenageou nesta segunda-feira o telescópio espacial Hubble ao fim da quinta caminhada espacial da Atlantis até o telescópio espacial, o que significou o último contato físico do homem com esse observatório.

"O Hubble não é só um satélite. (Representa) A busca de conhecimentos de toda a Humanidade", afirmou Grunsfeld antes de fechar a escotilha da "Atlantis", que realizou a última missão de serviço e modernização do observatório. As tarefas realizadas por Grunsfeld e seu companheiro de caminhada espacial Drew Feustel permitirão ao observatório sobreviver no espaço por outros cinco anos.

No entanto, quando os sistemas se esgotarem e as baterias pararem de funcionar, o instrumento que levou as fronteiras da astronomia a limites sem precedentes ficará abandonado e se transformará em lixo espacial. Grunsfeld afirmou que as tarefas realizadas no observatório são uma prova de que é possível resolver outros problemas tão difíceis quanto os da energia e a mudança climática.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: