quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tripulação do "Atlantis" instala nova câmera no Hubble

A tripulação do ônibus espacial "Atlantis" concluiu nesta quinta-feira com sucesso o primeira dia de trabalho para melhorar o funcionamento do telescópio Hubble, que agora já conta com uma nova e poderosa câmera para fotografar o espaço.

Após mais de sete horas de trabalho no exterior da nave, no espaço aberto, os astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel conseguiram substituir a velha câmera do Hubble por uma nova mais eficiente.

Eles trocaram a velha câmera Wide Field Planetary, de 15 anos de idade, por outra muito mais poderosa, do tamanho de um piano de parede.

A Nasa (agencia espacial americana) deixou claro que com esse novo instrumento, o telescópio, que transmitiu à humanidade imagens incríveis das profundezas do Universo, será capaz de captar fotografias maiores e mais claras e detalhadas.

Após os trabalhos de substituição, a câmera antiga foi posta no "Atlantis", que o trará de volta à Terra, onde será exposta no Museu Espacial de Washington.

É a quinta e última vez que uma nave vai ao encontro do Hubble, situado a mais de 600 quilômetros da Terra, para consertos e manutenção.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: